quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto: Viajando nas cantigas de rodas e na linguagem do folclore-2009

CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS






Projeto: Viajando nas cantigas de rodas e na linguagem do folclore



Período : 17 à 21 de Agosto



Público Alvo: Berçários, grupo 3 e a Pré escola



JUSTIFICATIVA:



Na idade em que se encontram as nossas crianças, onde nesse momento estão

passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão

começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por

reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem.

Nesta transição a criança sente a necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar

situações. Daí surge a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas

vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações

variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui,

no Folclore como um grande quebra cabeça, um grande brinquedo, em que cada

peça é fundamental: as danças, as lendas, as cantigas, as brincadeiras, etc. Quanto

mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso povo, logo não

poderia ficar de fora do nosso espaço escolar.



OBJETIVOS:



1-Vivenciar, resgatar e conhecer o Folclore com propostas lúdicas e de cunho

educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E o

nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que

ela oferece.



ÁREAS:



Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,

iniciativa;



Linguagem oral e escrita: fala, diálogo, cantigas, escrita (pré escola), lendas



Natureza e Sociedade: história das brincadeiras, diferentes forma de cantar, brincar e

contar historia.



Movimento: brincadeiras, danças;



Artes: dramatização das cantigas de rodas



DESENVOLVIMENTO:



Conversa informal, rodinhas, atividades com danças, rodas, brincadeiras, desenhos

para colorir e narração de lendas e contos.



RECURSOS:



Livros e revistas, papel crepom, Cds com historias e cantigas, fantasias, maquina

fotográfica, cola, lápis coloridos.



Avaliação:



Através de registro das observações da forma de expressão das crianças, do seu

desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções em sala de aula,

de forma individual e coletiva e do desenvolvimento de aprendizagem durante as

atividades propostas.



Culminância: Apresentação no pátio, depois do lanche( Típico do folclore) ás 14:30

por cada grupo;



Grupo 1 e 2 – Samba de Roda com a cantiga – SAMBALELÊ



Grupo 3 A Três, Três passará...



Grupo 4 A Cantiga – PAI FRANCISCO ...



Grupo 4B Cantiga – A LINDA ROSA JUVENIL



Grupo 5 Escravo de Jó

Um comentário:

Anônimo disse...

eu adorei essa avaliacao do projeto e a apresentacao vai muito longe muito criativo e inteligente.