quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ISTO É SER CRIANÇA!

Momentos de prazer!


A verdadeira felicidade!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Froebel , o criador do Jardim de Infância




Friedrich Froebel
O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática
O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – idéia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. O nome reflete um princípio que Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. “Ele procurava na infância o elo que igualaria todos os homens, sua essência boa e divina ainda não corrompida pelo convívio social”, diz Alessandra Arce, professora da Universidade Federal de São Carlos. As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto-educação, um conceito que só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova, de Maria Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros.

Treino de habilidades
Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora – um dos fundamentos do aprendizado, segundo o pensador. Ao mesmo tempo que pensou sobre a prática escolar, ele se dedicou a criar um sistema filosófico que lhe desse sustentação. Para Froebel, a natureza era a manifestação de Deus no mundo terreno e expressava a unidade de todas as coisas. Da totalidade em Deus decorria uma lei da convivência dos contrários. Isso tudo levava ao princípio de que a educação deveria trabalhar os conceitos de unidade e harmonia, pelos quais as crianças alcançariam a própria identidade e sua ligação com o eterno. A importância do autoconhecimento não se limitava à esfera individual, mas seria ainda um meio de tornar melhor a vida em sociedade. Além do misticismo e da unidade, a natureza continha, de acordo com Froebel, um sistema de símbolos conferido por Deus. Era necessário desvendar tais símbolos para conhecer o que é o espírito divino e como ele se manifesta no mundo. A criança, segundo o educador, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse.
Educação espontânea
O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. Froebel adotava, assim, a idéia contemporânea do “aprender a aprender”. Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos. Isso não quer dizer que ele descartasse totalmente o ensino diretivo, visto como um recurso legítimo caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado. De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade. O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. Ele combatia o excesso de abstração da educação de seu tempo, argumentando que ele afastava os alunos do aprendizado. Na primeira infância, dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes. Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar. “Em seus escritos, ele demonstra como a brincadeira e a fala, observadas pelo adulto, permitem apreender o nível de desenvolvimento e a forma de relacionamento infantil com o mundo exterior”, diz Alessandra Arce. Froebel não fez a separação entre religião e ensino, consagrada atualmente, mas via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas, outra característica que o aproxima da prática contemporânea.

Brinquedos criados para aprender



Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança – e essa idéia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. “Todos os jogos que envolviam os ‘dons’ começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade”, diz Alessandra Arce. Para Froebel, era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus.


Fonte: Educar para Crescer

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um passeio ao redor do Cmei

Dando continuidade a nossa programação do dia das crianças, através do Major Machado, as crianças saíram no carro do Exercíto para dar um passeio, foi um momento para eles de muita alegria. Agradecemos a todos da comunidade de Águas Claras que participaram ativamente das comemorações do dia das crianças desse CMEI, através das contribuições feitas como: doces e brinquedos, Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
Agradecemos também, ao corpo docente, funcionarios de apoio, pais, mães e aos amigos da escola.









quarta-feira, 13 de outubro de 2010

25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS


25 MANEIRAS PARA CONQUISTAR OS ALUNOS


De acordo com uma pesquisa, apenas um a cada quatro alunos do 6o. ano ao ensino médio dizem que as suas escolas oferecem um ambiente acolhedor. Esta constatação é surpreendente !!!
Como podemos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós.

Na verdade, nós nos importamos muito, porém nosso foco está centrado apenas no desenvolvimento acadêmico e acabamos por ignorar os pequenos gestos que demonstram carinho.
Interessante dizer que, o menor caminho para o sucesso acadêmico de muitos alunos é através dos seus corações. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos.
Aqui vão 25 dicas que, se praticadas diariamente, garantirão o seu nome no Hall da Fama junto aos Alunos, Pais e Direção da Escola.

Aprenda o nome dos seus alunos

Lembre a data de aniversário deles

Pergunte como eles estão e/ou como se sentem

Olhe nos olhos quando conversar com eles

Ria junto com eles

Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles

Encoraje-os a pensar grande

Incentive-os a persistirem e celebre os resultados

Compartilhe do entusiasmo deles

Quando estiverem doentes envie uma carta ou um bilhete

Ajude-os a tornarem-se experts em algo

Elogie mais e critique menos

Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem

Respeite-os sempre

Esteja sempre disponível para ouví-los

Apareça nos eventos que eles realizarem

Encontre interesses em comum

Desculpe-se quando fizer algo errado

Ouça a música favorita deles com eles

Acene e sorria quando estiver longe

Agradeça-os

Deixe claro o que você gosta neles

Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los

Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso

Dê-lhes sua atenção individual

Professor, esses 25 comportamentos traduzem a essência do que é criar um relacionamento baseado no Amor e não na nota bimestral.

Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos.


Roseli Brito

Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SEMANA DAS CRIANÇAS: PROJETO- COMO É BOM SER CRIANÇA!

Duração:  de 04 à 08 de outubro de 2010

Justificativa: A criança tem o direito de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola que por sua vez desempenha sua função social proporcionando-a um ambiente feliz, acolhedor e amável, portanto, comemorar o dia das crianças é um dever.

OBJETIVOS:
Promover ações educativas que possibilitem a livre expressão, integrando atividades de lazer e sociabilidade de forma lúdica.

Oportunizar o conhecimento dos direitos da criança através do momentos ludicos da expressão artística.

Oportunizar o resgate de brincadeiras e histórias infantis através do estímulo do imaginário e a criação.

DESENVOLVIMENTO:

1º DIA
MANHÃ
*Apresentação teatral: abertura do Projeto - Descobrindo o Prazer da Leitura
*Construção da página do livro itinerante.
TARDE
*Oficina de construção de brinquedo com material de sucata nas salas.

2ª DIA
MANHÃ;
Teatro de Fantonche/tema : Direitos da Criança
TARDE:
Construção de fantoches nas salas
3ª Dia
MANHÃ
* Oficina de artes nas salas (oficinas de construção de sandálias, brinquedos, pintura em tela e construção de tambores.
TARDE:
*Exposição dos trabalhos dos alunos com visitação das turmas
4ª DIA
MANHÃ
Resgate de brincadeiras como jogos de amarelinha, cantigas de roda, pula corda, etc.
TARDE
Apresentação de alguns artista circense do circo Picolino
5ª DIA
MANHÃ
* Boate Duas turmas por vez iniciando´`as 9 horas e terminando às 10:30
TARDE
*Contação da história de João e Maria debaixo da nossa "Árvore Encantada" (com todas as turmas
* Caça aos doces na casinha da história  João e Maria

AVALIAÇÃO:

O precesso avaliativo acontecerá durante a construção das atividades pelos alunos propostas do projeto, com o registro do desenvolvimento individual e em grupos das turmas.

Durante a semana foi um dos período mais agradável , pois mesmo com muito trabalho conseguimos colocar no rosto de cada criança um sorriso de alegria e felicidade. Valeu professores, funcionários  , mães e os comerciantes da comunidade que doou, trabalhou para o êxito dessa festa.

Olhem as fotos!