sábado, 3 de setembro de 2011

PROJETO SOBRE O FOLCLORE


CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS

Projeto: Viajando nas lendas e na linguagem do folclore




Projeto: Viajando nas lendas e na linguagem do folclore

Período : 17 à 31 de Agosto

Público Alvo: Berçários, grupo 3 e a Pré escola


JUSTIFICATIVA:

Na idade em que se encontram as nossas crianças, onde nesse momento estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente a necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as cantigas, as brincadeiras, etc. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso povo, logo não poderia ficar de fora do nosso espaço escolar.


OBJETIVOS:

1-Vivenciar, resgatar e conhecer o Folclore com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E o nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

ÁREAS:

Formação Pessoal e Social: Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa;

Linguagem oral e escrita: fala, diálogo, cantigas, escrita (pré escola), lendas

Natureza e Sociedade: história das brincadeiras, diferentes forma de cantar, brincar e contar historia.

Movimento: brincadeiras, danças;

Artes: dramatização das lendas



DESENVOLVIMENTO:

Conversa informal, rodinhas, atividades com danças, rodas, brincadeiras, desenhos para colorir e narração de lendas e contos.

RECURSOS:

Livros e revistas, papel crepom, laminados,duplex, Cds com historias e cantigas, fantasias, maquina fotográfica, cola, lápis coloridos.



Avaliação:

Através de registro das observações da forma de expressão das crianças, do seu desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções em sala de aula, de forma individual e coletiva e do desenvolvimento de aprendizagem durante as atividades propostas.



Culminância: Apresentação no pátio, depois do lanche( Típico do folclore) ás 14:30 por cada grupo E A APRESENTAÇÃO DE FIGURAS MITOLOGICAS PELOS PROFESSORES E A DANÇA DO BOI BUMBA



Grupo 3 A A LENDA DO SACI PERERÊ

Grupo 4 A A LENDA DO LOBISOMEM

Grupo 4B A LENDA DA IARA

Grupo 5A A MÚSICA MARINHEIRO SÓ, QUEM LHE ENSINOU A NADAR...

Sugestões de lendas

Lendas: Mula sem cabeça, Saci Pererê, Cuca,Neguinho do Pastoreio, Curupira, Lobisomem, Boto e outros.

Brincadeiras: Chicote queimado, amarelinha, empinar pipa, jogar pião, cabra cega, hora do chá, passa anel, esconde-esconde, cabo de guerra, pular corda, boca de forno e outras.

Brinquedos: Cata-vento, pipa, Vai e vem, e outros
Comida: feijoada, pé de moleque, pipoca, cocada, mugunzá, xixim, bolinho de aipim, pamonha, caruru, vatapá,outras.

























Nenhum comentário: