terça-feira, 24 de julho de 2012

















CMEI CANTINHO DAS CRIANÇAS – COD. 1039

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER

     PLANEJAMENTO : Vivendo os Direitos da Criança:

    PERÍODO: 21/05 à 27/05

Por acreditar que os cidadãos precisam assumir um compromisso pessoal para que nossas crianças possam se desenvolver em um ambiente harmonioso, vivenciando momentos de aprendizagem, criação e lazer, a CENAP , Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico elaborou um planejamento contemplando a Semana de Ação Mundial de 2012- “o direito à educação  infantil de qualidade, cujo objetivo principal é desenvolver ações, que propiciem às crianças o conhecimento de seus direitos através de situações enriquecedoras e prazerosas, abrangendo os 12 direitos divididos por CRE(s), cujo o nosso  tema foi: Nossas crianças têm direitos à atenção individual: Nossas crianças têm direitos ao movimento em espaços amplos
I – Introdução
Nossas Crianças têm direitos à atenção individual:
  • Devemos chamar as crianças sempre pelo seu nome e, comemorar seu aniversário
  • Quando apoiamos as crianças que têm dificuldades em se integrar nas brincadeiras e jogos; quando respeitamos o ritmo fisiológico da criança no sono, nas sensações; quando motivamos as crianças mais retraídas e muito quietas, estamos garantindo esta atenção individualizada.
  • O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança. A observação diária e constante colabora para que a professora possa conhecer melhor cada uma das crianças.
  • Garanta o direito de momentos de privacidade e de quietude. Espaços semi estruturados podem contribuir para que as crianças fiquem sozinhas quando sentirem esta necessidade. Mas ficar atenta para que se uma criança não estiver bem, seja encaminhada à orientação especializada.
Nossas crianças têm direitos ao movimento em espaços amplos:
·  Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
• Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
• Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
• Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos

• Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
• Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
• Os bebês não são esquecidos no berço
 • Os bebês têm direito de engatinhar
• Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
• As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço
• Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
• Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
• Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças .

II - Justificativa
São direitos da criança:
  • Nossas crianças têm direito à brincadeiras
  • Nossas crianças têm direito a atenção individual
  • Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
  • Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
  • Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde
  • Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
  • Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
  • Nossas crianças têm direito a proteção, ao afeto e a amizade
  • Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
  • Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, étnica e religiosa
Brincar é uma necessidade real na vida de crianças, jovens e adultos. Ao brincar, a criança exercita sua imaginação, atividade mental que lhe permite relacionar seus interesses e necessidades à realidade do mundo dos adultos, interagindo com ele para melhor compreendê-lo.
Através da brincadeira, do jogo, as crianças expressam sua forma de pensar, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e os conhecimentos que constroem com as experiências que vivem.
No entanto, o ato de brincar e as atividades lúdicas ocupam pouco espaço, ainda, nas escolas, como se a brincadeira não fosse importante para o desenvolvimento da capacidade de refletir, criar e construir. Jogo, sonho, fantasia ainda estão associados a coisas pouco sérias e pouco importantes Entretanto, todos nós precisamos brincar, precisamos de lazer para uma vida de saúde e equilíbrio.
III - Objetivos
Desenvolver atividades que propiciem às crianças o conhecimento de seus direitos através de situações enriquecedoras e prazerosas.
IV - Público-alvo
Todas as crianças do CMEI Cantinho das Crianças
V - Estrutura e Metodologia
Em anexo
VI - Avaliação de resultados
No último dia, será realizada uma exposição de toda a produção das crianças.
Essa apresentação, aberta ao público constitui-se como referencial para a avaliação de resultados do processo, onde poderá ser constatada a qualidade das ações desenvolvidas.
VII - Período e Horário
Decorre  a partir  de 21/05 à 27/05

BIBLIOGRAFIA:

1. Creche. 2. Critérios de avaliação. I. Campos, Maria Malta. II.Rosemberg, Fúlvia. III. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. IV. Título.CDU 373.22

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